Quem Somos

O Laboratório de Catálise para Polimerização (LCP) foi criado em 1997 com o intuito de desenvolver e sintetizar Materiais Poliolefínicos com propriedades especiais,  Polietilenos de diversas densidades, Polipropilenos com variadas microestruturas, Copolímeros (com a-olefinas superiores, com dienos), Compósitos e Nanocompósitos em poliolefinas empregando-se catalisadores e metodologias de última geração. Atualmente o LCP desenvolve projetos científicos voltados para a obtenção de materiais com alto valor agregado aplicáveis nos setores automotivo, aeroespacial, naval, de embalagens, construção civil etc. O laboratório também presta serviços de análise e caracterização nos mais variados materiais sintéticos e naturais, além de consultorias especializadas nas áreas de catálise, síntese de polímeros e preparação e caracterização de compósitos e nanocompósitos.

            Ao longo dos seus 13 anos de atividades, o laboratório já formou 29 Mestres e 8 Doutores, com 223 publicações desde trabalhos em congressos e artigos no âmbito nacional e internacional.

O LCP está instalado em uma área de 160 m2 e dispõe ainda de 1 sala  composta de computadores interligados a bancos de dados (pesquisa científica) a disposição de seus pesquisadores e colaboradores.

Nossa Política

O LCP vem ao longo dos anos desenvolvendo projetos de pesquisa em conjunto com a Petrobrás dentre outras parcerias, além do desenvolvimentos de análises e ensaios através da gerência de serviços do IMA (G-SERV) - gerserv@ima.ufrj.br

 

 

História do Projeto

Um grande passo na produção da nova geração de poliolefinas com maior valor agregado foi dado com a descoberta de novos sistemas catalíticos, o LCP possui excelência no estudo destes sistemas, com vários trabalhos publicados destacando o grande empenho da Prof Maria de Fátima e de seus colaboradores na busca incessante de novas tecnologias.